Reparo na bomba de captação de água foi iniciado, assim, a previsão de normalizar o abastecimento em São Lourenço do Oeste é para o fim de semana
Em uma das estiagens mais severas dos últimos tempos, a região Oeste de Santa Catarina enfrenta um grave problema de abastecimento de água. Em muitos municípios, medidas excepcionais são adotadas para assegurar a distribuição de água potável. Em São Lourenço do Oeste, o rodízio de abastecimento está em pleno curso.
A manobra de abastecimento já está em curso há 15 dias. A cada 24 horas, um lado da cidade recebe água.
De acordo com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a medida se fez necessária para que um equipamento seja reinstalado. Uma bomba de captação de água, que funciona junto ao poço profundo, queimou e precisa ser trocada.
Operação para substituição da bomba de água teve início na segunda-feira (24). É estimado que em três dias o equipamento seja substituído.
Ainda não há data para a normalização no abastecimento. Expectativa é que no fim de semana o trabalho seja normalizado.
Volume de água
Diante da estiagem prolongada, os mananciais aquáticos estão abaixo dos níveis considerados normais.
O Rio Macaco, usado para captação de água destinada ao abastecimento de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte, chegou a um nível histórico na semana que passou. O volume da represa chegou a ficar até 70 centímetros abaixo do normal.
Auxílio
A fim de contribuir com o aumento no volume de água no Rio Macaco, agricultores secaram açudes e liberaram reservatórios de água. Medida é assistida, a fim de conduzir o manancial para o curso do rio.
Na semana que passou, duas operações desta natureza foram realizadas. Trabalhos aconteceram em propriedade da família de João Bruscatto e de Vilmar Borges.
Represa
A fim de acumular água, uma represa emergencial foi montada no Distrito Presidente Juscelino. A medida foi idealizada e é executada pela Casan.
Estrutura foi montada no leito do Rio Macaco. O volume represado é bombeado para a represa da Estação de Tratamento (ETA). Os trabalhos iniciados na semana que passou e devem prosseguir
Meio rural
Em São Lourenço do Oeste, o atendimento aos moradores do meio rural é realizado pela Secretaria de Agricultura. Duas frentes de atendimento são realizadas.
Uma parte da equipe de máquinas está empenhada na limpeza de fontes. Ao todo, são seis máquinas quem prestam esse serviço.
A fim de auxiliar no transporte de água, quatro distribuidores de adubo foram cedidos para levar água às propriedades rurais.
Transporte de água
Nos últimos meses, o transporte de água tem sido um serviço constante na região. Muitos municípios estão mantendo o abastecimento de água potável graças o translado de água.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, em 2022 já foram transladados mais de 2,9 milhões litros de água na região. A monta é a maior, para o mês de janeiro, dos últimos tempos.
Até então, o maior volume de água transportado em janeiro havia sido registrado em 2021. Naquele ano, foi baldeado 1.005.500 litros de água.
No ano passado, foi movimento algo em torno de 400 mil de litro de água.
Deixe um comentário